Filtros Eletrostáticos




Os filtros eletrostaticos tipo penney são padronizados para produção em série e fornecidos em 20 tamanhos diferentes, com vazões que variam entre 1.650 m³/h e 33.000 m³/h (tamanho ½ ao tamanho 10 respectivamente ) As Unidades celulares podem ser montados em simples ou duplo estágio de filtragem eletrostática, com opcionais tais como: Filtro de Carvão Ativado, Exaustor Centrifugo e Difusores de Entrada e Saída. Para reduzir o custo operacional e de manutenção, os componentes internos são intercambiavéis e permitem que um estoque minimo de manutenção atenda diversos equipamentos similares.


Clique nas fotos para ampliar e ver a descrição completa.




A Apoio Projetos é a representante e distribuidora exclusiva da Tuma Industrial Ltda (fabricante de BH / MG) com exclusividade para todo o estado de São Paulo, e atua no segmento de aplicações industriais e especiais em todo Brasil.

Os filtros eletrostáticos TUMA são os melhores e mais modernos do Brasil, isto porque possuem fonte de alta tensão transistorizada, bilndada e patenteada, diferente de outros concorrentes que utilizam transformadores e blocos retificadores, que além do alto custo apresentam alto indice de queima de componentes eletro eletrônicos.

De acordo com o esquema abaixo, quando o ar passa pelos condutores carregados com tensões opostas ele é ionizado.


Filtros Eletrostáticos

As micropartículas “poluentes” (sólidas ou em forma de névoas) são compostas por milhares de moléculas que possuem naturalmente dois polos magnéticos (norte / sul). Ao passar pelo 1° campo IONIZADOR; cerca de 80% delas adquirem carga positiva enquanto 20% adquirem carga negativa. Depois de magnetizados eletrostaticamente os poluentes passam para a 2° unidade, COLETORA, formada por placas metálicas positivas e negativas, que os atraem e separam do fluxo de gases, filtrando assim o ar.


Segurança: Os filtros e purificadores TUMA são equipados com um circuito elétrico especial de proteção que interrompe a alta tensão automaticamente sempre que uma de suas portas é aberta e apesar da alta tensão nas placas coletoras, sua corrente elétrica é muito baixa, não oferecendo nenhum risco à vida humana.


Principais Aplicações Industriais:




Principais Aplicações Comerciais e Hospitalares:



Eficiência de Coleta


O Filtro Eletrostático remove partículas de até 0,000003 milímetros, sendo este número comparável somente aos Filtros Absolutos.


Principais Vantagens:


Clique nas fotos para ampliar e ver a descrição completa.




Clique aqui para fazer o download do portfólio



Detalhes Técnicos


A durabilidade do sistema é garantida pela qualidade do material utilizado. As placas coletoras e as telas ionizadoras são fabricadas em alumínio e aço inox e tem um nível de ruído baixíssimo da ordem de 60 Db. Para aplicações específicas, poderão ser fornecidos equipamentos especiais sob-consulta.


Características Técnicas:



Tabelas de Eficiência referência para aplicações em exaustão de cozinhas (outra aplicações sob consulta)


As tabelas abaixo mostram a variação da eficiência dos FET - Filtros Eletrostáticos TUMA em função do aumento da vazão do ar em relação à vazão nominal.



Observação: As eficiências foram consideradas para partículas em torno de 0,3 mícrons.



Observação: As eficiências foram consideradas para partículas em torno de 0,3 mícrons.