Precipitador Eletrostático
Embora usem o mesmo principio de separação eletromagnética, os Precipitadores Eletrostáticos Tipo Cottrel não devem ser confundidos com Filtros Eletrostáticos Tipo Penney.
Precipitadores Eletrostáticos tipo Cottrell
- Atendem vazões de Gases a Partir de 100.000 m³/h;
- Trabalham com tensões entre 80.000 e 120.000 Volts;
- Suportam Temperaturas de até 600 °C;
- Possuem Limpeza Automática;
- Mecanismos de coleta: força elétrica e em menor escala a difusão iônica.
Princípio de Funcionamento:
O processo de precipitação eletrostática se inicia com a formação de íons gasosos pela DESCARGA CORONA de alta voltagem no eletrodo. A seguir as partículas sólidas e/ou líquidas são carregadas eletricamente pelo bombardeamento dos íons gasosos ou elétrons.
O campo elétrico existente entre o eletrodo de descarga e o eletrodo de coleta faz com que a partícula carregada migre para o eletrodo de polaridade oposta, descarregue a sua carga, ficando fora do fluxo de gases.
Tipos e Aplicações
DE PLACAS (SECO)
Indústrias de papel, cimento e vidro.
TUBULARES (ÚMIDO)
Fábrica de Ácidos
Influência da Resistividade das Partículas
Uma característica importante do poluente que influência a sua coleta em precipitadores eletrostáticos é a sua resistividade elétrica.
- Partículas de baixa resistividade se carregam facilmente, mas também cedem suas cargas com muita facilidade ao atingir a placa de coleta, podendo em consequência retornar ao fluxo gasoso.
- Partículas de alta resistividade podem não se soltar da placa de coleta formar de uma camada isolante, colapsando todo o filtro.
- Existem formas de condicionamento da resistividade, como o controle de temperatura e umidade e até mesmo injeção de substâncias químicas como SO3 e amônia.
Atualmente a APOIO PROJETOS somente presta serviços de consultoria referente à Precipitadores Cotrel
Detalhe dos Eletrodos (Arames)
Detalhe dos Martelos de Limpeza
Detalhe das Placas Coletoras