Sistema Anti Incêndio para Filtro de Mangas
Sistemas de prevenção de incêndio para Filtro de Mangas, filtro eletrostático, dutos, coifas, etc. Nosso sistema automático COMPLETO Anti incêndio é composto por painel de controle com alarme que através de um sensor de temperatura controla uma válvula solenoide e um extintor.
Funcionamento
Se a temperatura pré-determinada for ultrapassada no ponto de controle o sistema, são acionadas as seguintes etapas:
- Descarrega o extintor;
- Aciona o alarme (sonoro e luminoso);
- Desliga o exaustor;
- Fecha os Dampers corta fogo (opcional).
Nosso sistema automático simplificado Anti incêndio acionado por Sprinklers é eficiente e supereconômico, consulte nosso departamento técnico agora mesmo.
Sistema Anti Explosão em filtros de mangas
Poeiras Explosivas: um dos maiores riscos em ambientes industriais são as poeiras combustíveis, muitas poeiras finas (menor que 500 mesh) podem explodir se houver oxigênio e uma fonte de ignição.
Exatamente por isso silos, armazéns, elevadores de canecas, esteiras, transportadores de material a granel, ensacadeiras, serras, tupias, plainas, retificas, etc., necessariamente carecem de sistemas de aeração e despoeiramento.
Alguns exemplos de poeiras que explodem:
- De metais usinados tais como: alumínio (perigosíssima), magnésio, bronze, etc.;
- De grãos como: açúcar, de alho, milho, trigo, arroz, cacau, café instantâneo, café torrado, canela, amêndoa, amendoim, de ração, etc.
- De farinhas; de papel; de madeira; de carvão, algodão, etc.
Não obstante temos os perigosíssimos gases combustíveis, derivados de processos químicos ou físicos químicos, diversos e até mesmo o monóxido de carbono, gás pobre inflamável proveniente de combustão incompleta.
As explosões industriais iniciadas em pequenos equipamentos podem espalhar-se por todas as instalações, causando explosões secundárias, ferindo ou matando pessoas, bem como destruindo a propriedade.
Recursos anti explosão para filtros de mangas
Alguns filtros são previamente projetados com chapas reforçadas, corpo circular e tampos abaulados para resistir às explosões (ex: mistura de pólvora), entretanto o mais comum é que os equipamentos sujeitos a risco tenham saídas emergências de alivio de pressão, as comumente chamadas portas de explosão, janelas de explosão ou membranas de alívio de explosão.
O arrefecimento de explosões deve ser direcionado e estar em pontos estratégicos do sistema (filtro e dutos), uma vez que a força axial é sempre maior que a longitudinal (golpe de aríete).
Além de serem direcionadas para pontos onde não existe circulação de pessoas, as saídas de pressão devem ser contidas por telas e/ou divisórias que retenham eventuais projéteis e calor lançados durante a explosão.
O risco de explosão também é reduzido usando gás nitrogênio no sistema de limpeza ao invés de ar comprimido, mas principalmente usando-se o elemento filtrante correto e devidamente aterrado.
Nossa experiência de 35 anos registra que 80% das explosões tem origem com uma pequena descarga eletrostática, os outros 20% de acidentes ocorrem por fagulhas, descontrole de temperatura e outras causas diversas.
portas / janelas / tampas / membranas para alivio de pressão e direcionamento da explosão