Odor Control by Absorption / Controle de Odor por Absorção
Cabe ainda um tipo especial de lavador para controle de odores. Neste equipamento os odores são tratados por Torres de Absorção de Gases (colunas de absorção) onde o meio principal é a água.
A neutralização dos gases e odores é feita por “Reação Química” no interior da Torre através da adição, na água, de substâncias: ácidas, alcalinas ou oxidantes. Os fluxos de gases e efluentes se cruzam em contra corrente e reagem físico/quimicamente.
Sistema de Controle de Odor em Triplo Estágio
Acido + Alcalino + Oxidante
Fluxograma de Sistema de Controle de Odor
Acido + Oxidante + Caustico
No interior da torre os enchimentos são utilizados para aumentar a área disponível para transferência da massa, entretanto quando mal empregados é frequente a formação de pontos de incrustação e entupimentos.
O projeto de uma torre de enchimento para absorção física inicia-se com a seleção do líquido absorvente, em seguida, se devem obter os dados de equilíbrio do poluente versus líquido absorvente, que será responsável pela neutralização química.
A concepção segue pela seleção do tipo de enchimento, então com base em características hidráulicas, se dimensiona o diâmetro da torre para não ocorrer o fenômeno de inundação (flooding) e condição de alta perda de carga (loading).
- Usualmente preferimos os “ANÉIS RASCH ” ou “ANÉIS PALL”, mas também existem os enchimentos tipo: Teleret, Sela e Snow Flake, bem como os Bicos Pulverizadores, que usualmente são dos tipos: “cone cheio”; “cone oco” ou “jato leque”.
- Os materiais de construção do corpo dos equipamentos, dos internos, demisteres e dos tanques seguem as mesmas condições já comentadas anteriormente, são possíveis materiais como: nylon, latão, aço carbono, aço inox, polipropileno, PRFV, PVC, CPVC, PVDF, Titânio, Viton, concreto revestido e ate mesmo vidro temperado.
A eficiência de remoção (coleta ou controle) do poluente é função do projeto e das condições de operação e de manutenção do sistema. Em geral as eficiências práticas estão na faixa de 70 a 99%.
Principais aplicações para Odor Control / Controle de odor:
Gases e Vapores solúveis em água tais como:
- Óxido e Dióxido de Enxofre; (SOx, NOx; COx);
- Ácidos: Clorídrico, Sulfúrico, Nítrico, Fosfórico, Crômico, etc;
- Biogases de aterros sanitários;
- Cianetos, Nitratos, Acetatos, Iodetos, Hidróxidos, etc;
- Amônia, Aminas, Ketonas, Éteres, Fenóis, Fluoretos, etc;
- Projetos Especiais por demanda.
Principais Tipos de Lavadores
de Gases
Controle de Odor em 3 Estágios: Acido + Alcalino + Oxidante
Lavadores de Gases em Duplo Estágio para Reatores Químicos. Construção em Polipropileno
Turny Key sobre SKID
Lavador de Gases para Secador de Lodos – CEDAE – Ilha do Governador / RJ
Lavador de Gases para Secador de Lodos – CEDAE – Ilha do Governador / RJ
LAVADOR DE GASES PARA O SECADOR DE LODOS DA CEDAE – ILHA DO GOVERNADOR / RJ
Vazão normal 9.183 Nm³/h
- Emissão de MP = 0,091 kg/h
- Conc. de SO 2 < 0,61 mg/Nm³
- Conc. de SO 3 < 0,05 mg/Nm³