Coletor de Pó Industrial
O Coletor de pó é um micro sistema de exaustão e despoeiramento aplicado em processos de fabricação com lixadeiras, tupias, serras, politrizes, retificas, esmeris, plainas, etc.
Um bom coletor de pó aumenta a produtividade e a qualidade da produção, reduz a necessidade de limpeza de máquinas, piso, calhas e canaletas, mas principalmente diminui o risco de acidentes e melhora a qualidade do ambiente e saúde dos operadores.
Já um coletor de pó ruim cria todos os problemas acima e acirra a insatisfação dos colaboradores, da CIPA, incita greves, etc.
O principal problema desse segmento são os próprios fabricantes, o mercado é prostituído, 99% dos fabricantes fornecem equipamentos “bonitinhos, mas ordinários” que eles sabem que não prestam.
Um bom coletor deve ser selecionado não só pela vazão de ar, mas principalmente pela concentração e granulometria do pó a coletar.
O Coletor de pó na figura representativa possuí exaustor protegido da abrasão do pó grosso pelo ciclone, logo sua vida útil aumenta em até 1000%.
No filtro de mangas a gravidade e o Fluxo de Ar Descendente empurram o pó mais fino para dentro da gaveta.
O mesmo fluxo descendente faz com que os pendurais vibrem dentro das mangas, eles continuamente batem nas mangas que depreendem o pó.
Gravidade, fluxo descendente e vibração permitem que o equipamento ao lado opere de forma contínua, enquanto o coletor acima entope e permanece entupido.
Lógico que o segundo equipamento tem CAPEX maior, entretanto OPEX é altamente vantajoso. Não adianta simplesmente comprar um coletor de pó barato se ele não funciona! Na indústria o que custa caro é deixar de produzir por causa de um equipamento ruim.
-
Equipamento antigo não funcionava:® Gerava queda de produção e Reprovação de lotes inteiros pela qualidade;
- Não era necessário aumentar a vazão, mas sim corrigir a forma de entrada e coleta do pó;
- Não adianta comprar um coletor maior se ele também entope!
O Segredo não é fazer funcionar, e sim fazer operar de forma contínua.
Importante sobre coletores de Pó Industrial
- Os coletores de pó não removem odores nem devem ser utilizados para poluentes líquidos ou pastosos;
- Deve-se observar a possibilidade de condensação e empastamento de névoas, vapores e/ou óleo;
- Deve-se atentar cuidadosamente às Possibilidades de incêndio:
- Presença de fagulhas e faíscas;
- Temperaturas elevadas que podem incendiar os elementos filtrantes;
- Formação de cargas eletrostáticas no interior do coletor;
- Possibilidade de autocombustão do próprio material coletado.
Os coletores Industriais para poeiras são aplicados com dutos e captores, mas também podem ser instalados com Braços Autoportantes AP. A APOIO PROJETOS tem unidades com capacidade de 500 m³/h a 3.000 m³/h.
CONSULTE A APOIO PROJETOS, FORNECEMOS SISTEMAS INDIVIDUAIS E SISTEMAS CENTRAIS DE EXTRAÇÃO DE PÓ E POEIRAS, INCLUSIVE COM ALTO VÁCUO.